PLANTÃO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 24H

     O Plantão de Urgência e Emergência 24h é um serviço administrado pelo Hospital Vera Cruz, e mantido pela Prefeitura Municipal de Vera Cruz, em parceria com a Instituição Hospitalar. Possui como Responsável Técncio, Dr. Jeferson Gass.
 
 Quem atua neste Plantão?
     Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Higienização, Auxiliar Administrativo e motoristas de ambulância.
 
Estrutura física:
     As melhorias internas que envolvem o ambiente físico da Unidade de Urgência e Emergência foram concluídas em janeiro/2012, através da parceria entre HVC, Prefeitura Municipal e Kopp Tecnologia. Englobam a estrutura física; sala de observação com quatro leitos, consultório médico, sala de triagem, sala de enfermagem, sala de estar aos médicos, e ambulatório de urgência e emergência.
  
Funcionamento:
     Os serviços do Plantão de Urgência e Emergência 24h são prestados, através do Sistema Único de Saúde. Os atendimentos são realizados conforme Classificação de Risco. 
 
Quando o paciente deve buscar pelos serviços do Pronto Atendimento de Urgência e Emergência?
Pronto Atendimento de Urgência e Emergência não é Posto de Saúde. Na urgência e emergência não se realiza o tratamento da doença. O tratamento deve ser realizado no Posto de Saúde. O paciente deve buscar pelos serviços de Urgência e Emergência apenas quando sua vida corre riscos.
 
Define-se por Urgência, a ocorrência imprevista de agravo à saúde com risco potencial de vida.
 
Define-se por Emergência, a constatação médica de agravo à saúde e sofrimento intenso, exigindo atendimento médico imediato.
 
O que é a Classificação de Risco?
O paciente, ao chegar na Urgência e Emergência passará pela Triagem. Na triagem será realizada a Classificação de Risco conforme as recomendações do Ministério da Saúde sobre a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde. A Classificação de Risco é um método de triagem validado, que garante o atendimento aos pacientes que correm risco de morte. As cores identificam a classificação do atendimento.
 
Informações Importantes:
- A sala de Urgência e Emergência é restrita ao paciente e equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem;
- A sala de Urgência e Emergência do Hospital Vera Cruz é equipada com todos os equipamentos necessários para reanimação e monitoramento do paciente;
- O Médico e a Enfermeira repassarão informações aos familiares sobre o estado de saúde do paciente e condutas realizadas sempre que necessário;
- Numa situação de emergência é de extrema importância os familiares não intervirem no trabalho realizado pelos profissionais de saúde. Nesta situação, a prioridade principal sempre é o atendimento ao paciente.
 
ACOMPANHANTE
Na sala de observação é permitido conforme Lei nº 10741/03 e Lei nº 106/2009, 01 acompanhante para cada paciente:
- Menor de 18 anos;
- Acima de 60 anos;
- Portadores de necessidades especiais.
 
INFORMAÇÕES IMPORTANTES AO ACOMPANHANTE:
- Jamais entre com alimentos na sala de observação;
- O papel do acompanhante é transmitir segurança, carinho e conforto, através do ato de cuidar;
- O acompanhante deve auxiliar e colaborar com a recuperação do paciente.
 
O PRONTO ATENDIMENTO DO HVC NÃO DEVE SER USADO PARA:
- Solicitação de atestados médicos;
- Solicitação ou renovação de receitas controladas;
- Pedidos de exame;
- Realização de check-up;
- Consultas de rotina (também denominadas consultas eletivas).
 
 
 
 

Fonte: Desenvolvimento Humano HVC


HVC
Copyright © HVC - http://www.hospitalveracruz.net