HISTÓRICO

     O fechamento do Hospital Teresa em 31 de dezembro de 1996 mobilizou a comunidade vera-cruzense em torno dos sérios problemas que isto traria para a área da saúde no município. Diante disso, decidiu-se em uma Assembléia Comunitária a compra do prédio pela Prefeitura Municipal, oficializada em abril de 1997, dando início ao processo de criação de uma Fundação, reunindo 17 entidades para administrar a casa de saúde.

     A Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész, mantenedora do Hospital Vera Cruz, é uma entidade privada sem fins lucrativos, composta atualmente por 14 entidades representativas da comunidade de Vera Cruz.

     A estrutura física do hospital era, até 1997, de domínio privado, porém após a abertura do Hospital Vera Cruz, a Prefeitura Municipal cedeu a área em comodato à Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész, responsável pela sua gerência na atualidade.

     A partir do momento em que o Hospital Vera Cruz foi assumido pela Fundação, iniciou-se o processo de reformulação e adequação na estrutura física, bem como novos serviços foram incorporados (Ultrassonografia, Laboratório, Videolaparoscopia, Raio X, Pronto Atendimento 24h, Endoscopia, Colonoscopia, Cardiologia, entre outros). Tudo isto aconteceu graças a parceria de profissionais da área da saúde e ajuda recebida da comunidade, através de entidades, instituições, pessoas físicas e, também por órgãos públicos das três esferas de governo.

     Com a aquisição de tecnologia moderna, Hospital Vera Cruz está aprimorando cada vez mais o atendimento à sua comunidade e isto é demonstrado, através do número cada vez maior de pacientes atendidos, comparado ao número cada vez menor de pacientes que necessitam ser transferidos a outros hospitais.

     O Hospital Vera Cruz possui 40 leitos, e a partir do segundo semestre de 2018, serão 50 leitos ativos. Além de atendimento particular, compreende os seguintes convênios: UNIMED, SAÚDE CAIXA, SUS, SENER, CASSI, CABERGS, ASBAF & GBOEX e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

     O Hospital Vera Cruz é um hospital estruturado com a comunidade. Desde junho de 2018, a Gestão da Instituição é Compartilhada entre Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész e Hospital Ana Nery.
       A casa de saúde possui um quadro funcional de 48 colaboradores e corpo clínico constituído por 34 profissionais médicos com formação e capacitação diferenciada, que prestam serviços nas mais diversas especialidades: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cirurgias Gerais e Especializada, Videocirurgias, Cirurgias Plásticas, Cirurgias Pediátricas, Cirurgia Urológicas, Torássica, Anestesiologia, Hematologia, Fisioterapia.

     A instituição atende aproximadamente 2.500 clientes ao mês. Para prestar um bom atendimento, os processos de rotina são cuidadosamente elaborados e periodicamente revisados conforme as necessidades, a fim de agilizar as equipes de trabalho, que prioriza o atendimento humanizado dos clientes e reforça o compromisso do Hospital Vera Cruz para com a qualidade de vida das pessoas. 
 


HVC
Copyright © HVC - http://www.hospitalveracruz.net